Idiotização da informação

Em uma conversa informal com dois colegas de trabalho, chegamos a conclusão que as informações hoje em dia deixaram de ser relevantes, bem, antes de mais nada precisamos definir o que é informação e qual a sua relevância. Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Ah, isso é baboseira, informação é aquilo que você busca para se atualizar/entender/compreender algo. Muito bem. Agora, onde buscar informação? Eu, no caso, praticamente não assisto televisão, muito porque quase nunca fico em casa, estou sempre na rua ou no trabalho, então o jeito mais fácil de me informar é pela internet, e um dos sites que eu busco informações é o Globo.com. Não precisa ser nenhum gênio pra saber que o portal da Globo.com é um dos maiores e mais acessados do Brasil, e por esse motivo é também um dos mais copiados, vide R7.com, mas será que ele é tão bom assim?

O portal possui três canais principais: Notícias, Esportes e Entretenimento. Na minha singela opinião, uma divisão burra, mas que faz sentido para os tempos modernos. Explico: Basta analisar rapidamente os destaques na home do portal para entender o título desse post, a maioria das notícias, ou as que ganham maior destaque, geralmente são ligadas a um ex-BBB, ao biquini que a fulana está usando na praia, ao passeio no shopping de alguma atriz e dos filhos… Enfim, uma grande porcaria! Pois bem, como eu disse antes, eu sou um desses idiotas que “consomem” esse portal e suas notícias, mas qual a relevância dessas informações? O que isso vai mudar na minha vida? Absolutamente NADA! Eu sou capaz de apostar com qualquer um que a sessão que tem mais acessos do portal é justamente a de entretenimento. Não é a de notícias, por exemplo, que divulga casos de corrupção na política, ataques terroristas pelo mundo, tragédias naturais, etc. Acredito que a área de esportes pode ter um bom número de acessos também, já que trata-se de um “entretenimento” também. Enfim, por que as matérias com os piores conteúdos são as de maior destaque?

Essas matérias, que eu considero as piores, na verdade são as melhores, para o portal. São justamente essas páginas que trazem mais audiência, são essas páginas que vendem mídia, são essas páginas que o povo gosta de ver. Sim, é a mais pura “idiotização” da informação, mas afinal, o que é relevante para as pessoas? Muita gente deixou de assistir ao Jornal Nacional por dizer que só tem notícia ruim e desgraça. Nada mais justo do que buscar conteúdo que, de certa forma, deixe o indivíduo mais animado, disposto, alegre. Pra que ele quer saber dos problemas e não-soluções que ocorrem em Brasília? Os políticos sempre serão corruptos, os problemas sempre vão existir, um dia alguém resolve. Pois é, nada disso vai mudar, infelizmente. Justamente por que ninguém está preocupado em educar, ensinar, aprender, as pessoas querem vender! Ponto.

Seja o que Deus quiser… Opa, acho que nesse caso nem Ele pode ajudar.

Etiquetado , , , , , , ,

Deixe uma resposta

