Certezas

A roda é redonda e o tempo é exato. Ponto.

Certezas absolutas e imutáveis, que jamais serão alteradas pelo homem,. Mas o que pode ser mutável? Tudo é absoluto até que o homem o modifica? E quanto aos sentimentos? Dúvidas e mais dúvidas que movem a economia, a política, o cotidiano, a vida. Certeza é uma palavra duvidosa por si só, por que até os mais convictos podem errar. Afinal, quem nunca errou?

Voltando aos sentimentos, eu acredito muito na certeza momentânea. Explico: Quando você está namorando, casado ou simplesmente morando com alguém, isso significa que você tem certeza de que gosta daquela pessoa e que quer estar com ela o máximo de tempo possível, certo? Isso ocorre até o primeiro atrito, e após algumas discussões mais acaloradas você passa a ter dúvidas sobre o futuro da relação, aí a certeza já foi pro espaço. Quem está de fora jura de pés juntos que vocês se amam loucamente, com toda a certeza do mundo. E é justamente aí que a certeza vai pro espaço.

A certeza do sucesso é um dos principais problemas da humanidade, claro que devemos trabalhar e almejar o sucesso sempre, mas ter certeza que vai chegar lá é outra historia. Não existe certeza, até que provem o contrário. Falando de mim, especificamente, eu posso dizer que tenho convicções, não certezas, por exemplo, eu sei que se eu receber uma mensagem de bom dia de uma pessoa especial, eu já vou começar o dia sorrindo, mas não tenho certeza absoluta se eu sequer receberei essa mensagem. Muito menos qual seria o possível conteúdo dela. Enfim, acho as certezas improváveis e traiçoeiras. Mas apenas acho.

BM

Deixe uma resposta

