Tímido ou observador?

Ser tímido pode ser um defeito ou uma qualidade, particularmente não considero como algo ruim, mas isso depende do ponto de vista. Na minha opinião, uma pessoa tímida observa o comportamento alheio com muito mais profundidade e por isso acaba adquirindo mais conhecimento, e de maneira mais rápida, que os demais. Talvez eu esteja enganado, mas recentemente li uma notícia justamente sobre esse tema, que dizia que as pessoas que falam menos e observam mais aprender mais rápido. Parece lógico, mas penso que muitas vezes depende mais de cada indivíduo.

Ontem tive uma experiência de observação interessante, eu estava participando de uma conversa com um grupo de cinco pessoas, incluindo eu. Dessas cinco pessoas eu conhecia apenas duas. Ficamos parados na rua conversando por mais ou menos 30 minutos e se eu disse cinco frases foi muito. Enquanto os outros, que já se conheciam, falavam sem parar, muitas vezes ao mesmo tempo. Eu estava ali, participando, mas como um mero observador, justamente porque além de ser tímido eu gosto disso, de observar o comportamento e as reações das pessoas.

Durantes os 30 minutos que ficamos ali deu pra identificar nitidamente a personalidade das pessoas, quem era mais recatado, quem era mais debochador, quem gostava de chamar a atenção etc. Talvez alguns ali me acharam chato por não ter interagido da mesma forma que os outros, mas eu sou assim e sinceramente não espero agradar a todos. Gosta quem tem que gostar.😉

Nesse exercício de observação fiquei pensando que talvez eu posso parecer mais velho do que a minha idade real, porque todas as pessoas da conversa eram pelo menos uns cinco anos mais velhas do que eu e mesmo assim eu parecia ser o mais maduro, talvez por ser mais sério, sei lá. Na realidade achei alguns deles tão infantis… Enfim, ser tímido muitas vezes pode ser bom, ou pode ser uma estratégia para observar o que acontece ao redor.

Etiquetado , , , ,

7 pensamentos sobre “Tímido ou observador?

  1. Patvelloso disse:

    Timidez pode sim ser algo bom… Só depende de vc, aliás a maioria dos sentimentos, defeitos e até mesmo muitas qualidades podem tanto nos ajudar quanto atrapalhar. O importante é refletir sobre como podemos utilizar algo que potencialmente poderia nos prejudicar a nosso favor. A timidez pode te aprisionar, mas ao mesmo tempo pode te libertar, sim vc observa muito mais e percebe muito mais do que os outros. O legal é que tudo pode ser realmente bom, desde que vc consiga tirar o melhor de si! Sempre!

  2. Poker Gratis disse:

    Oi é a 3ª vez que li o teu blog e reflecti imenso!Espectacular Trabalho!
    Adeus

  3. Caíque disse:

    Me identifiquei ao extremo rs!

  4. Debora Costa disse:

    Eu também sou assim… observo bastante e percebo cada coisa…

Deixe uma resposta

