A rede aproxima ou afasta?

Hoje cedo tive um pequeno “diálogo” com uma amiga através do Twitter e acabei reparando em uma coisa, nos tempos modernos em que vivemos temos milhares de amigos, se bem que não sei até que ponto alguns são verdadeiramente amigos, afinal, hoje em dia as pessoas te adicionam no Orkut, Facebook ou te seguem no Twitter simplesmente pelo fato de terem o visto uma vez na vida, não que eu ache isso errado, pelo contrário, mas pensando bem, não seria melhor conversar por telefone ou ao vivo? Não seria muito mais interessante conhecer realmente a pessoa em uma conversa informal num banco de um parque ou uma mesa de restaurante? Enfim, as vezes penso que a rede mundial, ou internet, mais afasta do que aproxima as pessoas.

Claro que há os casos onde as pessoas estão muito longe, talvez em outro país, e nesses casos o contato direto é praticamente impossível, mas eu me refiro ao dia-a-dia, ou seja, aquele amigo que você gosta e que quase não encontra pois estão sempre “se falando” pela internet. Particularmente já conheci pessoas bem interessantes pela internet e não me arrependo disso, mas nesse fim de semana saí com alguns amigos e conheci pessoas novas, e realmente acho bem mais legal o contato olho no olho do que teclado a teclado. =)

Por exemplo, eu tenho milhares de pessoas na minha lista do MSN, muitos contatos no Orkut e mais tantos outros no Facebook, e sabe quantas pessoas estão falando comigo nesse momento? Uma! Exatamente, uma! Nesse caso da pra concluir duas coisas, ou eu sou muito chato e ninguém quer mesmo falar comigo, ou então somos apenas números na rede.

O que você acha? A rede mundial aproxima ou afasta?

Um abraço aos meus amigos e amigas dentro e fora da rede!
Mansano

Etiquetado , , , , ,

4 pensamentos sobre “A rede aproxima ou afasta?

  1. Paloma disse:

    Acho que eu não poderia ter dito melhor. Apesar de me considerar uma rata de internet, email, rede social e qualquer coisa do tipo, faz MUITA falta mesmo ter as pessoas para conversarem pessoalmente.

    Do que me adianta ter uma lista interminável no msn e no orkut de “amigos” se não posso contar nunca, porque estão sempre “Away” “Busy” “DND”.

    Olho no olho é tudo!

    bjoooo =*

  2. RICkZ disse:

    Eu penso nisso o tempo todo também!

    É inegável o espaço e a importância que a Internet hoje ocupa em nossas vidas. Não dá mais pra viver alheio à tanta tecnologia, e hoje se você quiser se manter antenado, bem informado e até mesmo atualizado profissionalmente, é necessário que você saiba se plugar ao menos para saber o que está acontecendo, sob pena se virar um alienado.

    Mas o foco deveria terminar justamente nas notícias, no uso profissional e no uso para lazer com MUITA moderação. Internet deveria ser ferramenta de apoio somente, e não virar a grande muleta que acaba servindo de alicerce para a vida de tantas pessoas que já não conseguem mais viver desplugadas.

    Em se tratando de relações humanas, nada substitui a presença, o toque, o real, o olho-no-olho. Somos animais sociais, e animais carentes de SENSAÇÕES. Sentimentos reais, não sentimentos vazios calibrados pelo gosto plástico da Internet.

    Que cada um saiba preservar seu lado humano diante desse caos digital.

Deixe uma resposta

